Tsukis

Posição de Zenkutso Dachi:

NOTA:  Nesta posição (zenkutsu dachi) as técnicas são semelhantes às da posição de combate a única diferença é que, nesta posição os ataques ficam, não recolhem. Válido para todas as técnicas.

 

- Junzuki - Murro igual à perna da frente, nesta posição o braço fica (não há portanto recolha do mesmo).

- Junzuki No Tsukomi - Técnica igual à anterior mas alongado (de forma achegar mais longe), a posição dos pés formam um angulo de 90º (pé da frente aponta para a frente, e o de trás, para o lado, fica perpendicular ao da frente)

- Gyakuzuki - Murro contrário à perna da frente, igualmente o braço não recolhe.

- Gyakuzuki No Tsukomi - Gyakuzuki alongado. Ambos os pés apontam para a frente. A posição caracteristica desta técnica, caracteriza-se por termos a perna da frente dobrado, e a de trás esticada, mas para o lado, e o dedo grande do pé da trás alinhado pelo calcanhar do pé da frente.

 

Posição de Hanmi Gamae:

 

- Tobikomizuki - Da posição de combate, esticar o braço da frente, voltando à posição inicial.

- Gyakuzuki - Similar ao ao de kihon mas na posição de combate o braço recolhe, após o ataque, à posição inicial. Ponto importante neste ataque é a rotação do tronco, anca e pé de trás, tudo em conjunto como se fosse um bloco (dá mais potência ao tsuki).

- Morotezuki - Duplo murro, os braços atacam simultâneamente um jodan e ou outro chudan.

- Furizuki - Murro ascendente, dado normalmente de baixo para cima nas zona das costelas.

- Furiken - Murro lateral jodan, (da esquerda para a direita, ou vice-versa), o braço descreve um pequeno círculo, normalmente o ataque é jodan, e para ser dado na cara.

- Uraken - Similar ao anterior, mas dado com as costas da mão. Pode ser dado tanto das esquerda para a direita (ou ao contrário), e de cima para baixo, como também ainda de trás para a frente.

- Seiken - São os dois cotos dos dedos indicador e do dedo médio (todos os ataques de mão fechada, são estes os cotos que batem, por serem os mais fortes).

- Teisho - Ataque de mãos, onde os dedos fletem, a mão flete para trás e o ataque é dado com a zona da mão logo a seguir ao pulso (na junção dos dois). Pode ser dado de baixo para cima, de trás para a frente, e da esquerda para a direita, ou vice-versa (também pode ser feito como kihon onde os atques ficam).

- Haito - Ataque de mão aberta com as costas da mão.

- Nukite - Ataque de mão aberta, com os dedos esticado (sãos dedos que atacam, tipo flecha; também pode ser feito como kihon onde os atques ficam).

- Ippon Ken - Mão fechada, o dedo médio sai, ficando ligeiramente saliente .

- Keito - Similar ao anterior, mas neste caso é o indicador que sai, e o atque é feito de lado, ou seja, zona da mão onde está o indicador (não é ataque frontal como o anterior).

- Tettsui - Ataque feito com o "martelo da mão", mão bem fechada, damos uma espécie de martelada (dado de lado com a zona do dedo mindinho, semelhantes aos murros na mesa; também pode ser feito como kihon onde os atques ficam)

- Empi - Ataque com o cotovelo. Pode ser, da eesquerda para a direita ou vice versa, pode ser de cima para baixo, de baixo para cima e ainda diagonais.

- Kagizuki - Um ataque ou preparação para um ataque ou defesa. Normalmente usado nos katas, e nas posições de Shiko Dachi e Heisoku Dachi, e também Heisoku Dachi.

- Tatezuki - Ataque com a mão em semi-pronação (com os dedos virado para dentro).

- Chokuzuki - O mesmo que gyakuzuki.