Saltos Para Força e Potência

26-04-2017 12:15

Há desportos que são bons para a ativação neuromuscular, o karate é um deles. Mas haverá algum exercício que faça a mesma coisa? Ative a parte neuromuscular, e ainda tenha outros benefícios?

A resposta é sim, existe, e a maior parte de nós (se não todos) o fizémos quando eramos mais novos. O exercício é Saltar.

Saltos?! Como é que os saltos ajudam na ativação neuromuscular, e têm outros benefícios?

Simples. Mas vamos ver o que é a ativação neuromuscular?

O sistema neuromuscular é a combinação do sistema nervoso e muscular, a ativação é obvio que é ativar (ligar), portanto a ativação neuromuscular, não é mais do que ligar o sistema nervoso e o sistema muscular.

Os saltos obrigam o sistema nervoso a ativar mais fibras musculares (assim como qualquer movimento explosivo) até mesmo recrutar fibras que estavam inativas. Ora, ao ativar mais fibras musculares, maior será o trabalho do sistema nervoso para controlá-las.

Quanto maior o número fibras mais músculos conseguimos usar, com isto quero dizer que somos capazes de gerar mais força nos movimentos de karate ou fazer mais flexões, ou correr mais rápido.

Vou deixar uns exemplos daquilo que devemos fazer, mas as opções são muitas:

- Saltos No Lugar - simplesmente é saltar e tentar tocar no teto com a mão. Pode-se fazer um salto e parar ou fazer dois ou três seguidos.

- Saltos Com Corrida - correr e saltar, (tipo salto em comprimento).

- Saltos Com Joelhos Ao Peito - saltar e tentar tocar com os joelhos no peito. Este tipo de salto pode ser mais difícil que os anteriores.

- Saltos Com Joelhos Ao Peito E Deslocamento - igual ao anterior, mas ao invés de ficarmos no mesmo sítio, podemos fazer um deslocamento para frente (ou para o lado, ou para trás).

 

Resumindo, qualquer trabalho de explosão é bom para ativar o sistema neuromuscular. Fazer uns simples sprints de 20, 30, 40 metros já é bom, tem é que ser em explosão. Portanto já sabem querem ser mais rápidos, há que trabalhar explosão, e saltem muito.

 

 

Referências Científicas:

https://www.t-nation.com/training/8-jumps-to-boost-strength-and-athleticism