Calorias vs Nutrientes

02-01-2017 18:23

Chegou a hora de falar de um tema que gera confusão a muita gente, as calorias.

Mas afinal o que é uma caloria?

A caloria é uma unidade de energia (que não pertence ao sistema internacional), e basicamente a definição era:

"...caloria era a quantidade de energia necessária para elevar em 1 grau celsius a temperatura de 1 g de água..."

entretanto houveram algumas mudanças (deixo o link, para mais informações https://pt.wikipedia.org/wiki/Caloria).

 

A preocupação com as calorias

 

Vejo, muitas vezes, nos supermercados, pessoas preocupadas com as calorias que os alimentos contêm, e espanta-me que algumas pessoas ainda vejam isso como a regra de comer ou não determinado alimento. Preocupam-se com o número de calorias do iogurte, das bolachas, etc. em vez de contarem os nutrientes.

 

Vejamos então a seguinte tabela:

QUANTIDADE (em g) CALORIAS
1 grama de proteínas 4 calorias
1 grama de hidratos de carbono 4 calorias
1 grama de álcool 7 calorias
1 grama de gordura 9 calorias

 

Após uma análise, podemos ver que apenas um grama de gordura tem NOVE calorias.

Portanto não podemos olhar para as calorias como o indicador para ganho (ou perda), de gordura (exemplo:"ai, se tiver 100 calorias vou engordar...").

 

 

Como se descobrem as calorias?

 

Os cientistas, para descobrirem a quantidade de energia dos alimentos, queimam amostras de alimentos numa bomba de calor. Mas nós não somos uma bomba de calor, quer a nível fisiológico quer a nível de composição genética, o nosso corpo tem diferentes sistemas a trabalhar em simultâneo (exemplo: sistema digestivo, sistema endócrino, sistema nervoso), logo a contagem de calorias é uma abordagem pouco correta.

Já uma contagem de nutrientes é o melhor caminho. São estes que se devem ter em conta em primeiro lugar porque possuem diferentes propriedades na sua composição de macronutrientes (proteína, gordura, hidratos de carbono) e micronutrientes (minerais, vitaminas, fitoquímicos), e de como são aproveitados pelo nosso organismo.

 

Por exemplo uma pessoa que faça o famoso running durante 30 minutos, e que gaste, supondo, 750 calorias (o valor é um exemplo), que indicador temos de que a pessoa perdeu peso? Ou gordura? Nenhum. Água perdeu, de certeza, mas tirando isso da equação, na melhor das hipóteses a pessoa "queimou", 83 gramas de gordura (750/9=83.3333...), mas o problema é mesmo esse, a pessoa não queima só gordura, também temos as proteínas e os hidratos, portanto dizer que correu meia hora e que perdeu, na melhor das hipóteses, 83 gramas (se fosse só gordura), não nos dá uma imagem correta de quanto peso perdeu, se a ideia for essa.

Não vou falar aqui sobre a queima de gordura, porque sai fora do âmbito deste artigo, mas posso dizer que a melhor forma de perder gordura, é aumentar o EPOC (Excess Post-exercise Oxygen Consumption), ou seja, é quantidade de oxigénio que o corpo precisa para voltar à normalidade (estado onde se encontrava antes de começar o exercício físico), e para melhorar a composição corporal (ou seja queimar a tal gordura e construir músculo), temos que ter especial atenção às proteínas, já que elas têm um papel de construção do músculo.

Só para se ter uma ideia, um atleta (de força/potência) terá de consumir entre 1,6 a 1,8 gramas por quilo de peso, diariamente, imaginemos um atleta com 70 quilos terá de consumir entre 112 a 126 gramas de proteína, todos os dias.

 

Portanto, da próxima vez que forem às compras, preocupem-se com os macronutrientes e micronutrientes.

 

Mais informações e referências científicas:

https://pedrocorreiatraining.wordpress.com/2013/09/23/ainda-faz-exercicio-para-queimar-calorias/