Agachamentos: Fazê-los ou não?

09-02-2017 10:58

O agachamento é um dos movimentos primais. Todos nós o fizemos quando transitámos do chão para a posição em pé.

O movimento é muito semelhante àquele que fazemos quando nos levantamos do sofá ou de uma cadeira.

 

Mas devemos fazê-los ou não?

A resposta rápida é: SIM!

E porquê um SIM?

Portanto, como já vimos, o agachamento é um movimento primal (ou seja, um movimento básico), do ser humano. É considerado por muitos, como o  movimento básico mais importante, mas um dos problemas, de muita gente não os conseguir fazer, é que simplesmente deixamos de os fazer, ou seja, a partir do momento em que conseguimos andar em pé.

E sendo considerado como um dos mais importantes movimentos devíamos fazê-lo mais vezes. Aliás segundo o autor Bret Contreras (considerado um especialista no treino de glúteos), devíamos fazer agachamentos completos, todos os dias, durante trinta segundos, com o peso do corpo. Ao fazê-lo mantemos a flexibilidade da articulção coxo-femural (anca), o que ajuda a prevenir a utilização de próteses, mantém, ainda, uma boa flexibilidade do joelho assim como da tibiotársica (tornozelo).

 

Mas disseram-me que fazer um agachamento completo fazia mal aos joelhos...

Não, os gachamentos não fazem mal aos joelhos. A forma como se fazem ou a forma física em que estamos é que pode fazer mal aos joelhos, e a outras partes do corpo.

Portanto, devemos sempre fazer agachamentos, da mesma forma que precisamos de alimentos e de descanso.

 

Referências científicas:

https://pedrocorreiatraining.wordpress.com/2014/12/22/7-mentiras-sobre-exercicio-fisico-que-estao-a-tornar-as-pessoas-mais-fracas-e-menos-funcionais/

https://www.t-nation.com/training/tip-do-a-deep-bodyweight-squat-daily