AQUECIMENTO
Vamos agora falar do aquecimento, a importância do mesmo na prática do karate, e das formas, que eu acho, que devem ser adotadas.
Aquecimento, visa preparar o corpo, para a atividade física que se vai iniciar.
Como se o deve fazer? Ora aqui está uma pergunta um tanto ou quanto difícil de responder, pois para muitos tem que ser OBRIGATÓRIO correr (na minha opinião não), para outros tem que haver alongamentos estático e flexibilidade.
Temos que ver o seguinte: como funciona o corpo? como são realizados os movimentos de karate? como funciona o corpo nesses movimentos?
Antes de mais, e pessoalmente , devemos começar com mobilidade articular, para o líquido sinovial "olear" as articulações, e devemos fazer essa mobilidade até sentir um aquecimento das mesmas. Após isto, vamos aumentar a temperatura corporal, mas de que forma? Sei que muitos devem estar a pensar na corrida, agora vamos pensar, há algum movimento no karate que tenha corrida? Eu não conheço nenhum (não estou a dizer que não se deva correr), mas se fizermos skipping, não é mais funcional? Vamos ver porquê.
Todos os praticantes de karate, sabem que os pontapés partem todos da mesma posição, subida da coxa, por ação do psoas e do ilíaco, logo o skipping é bem mais funcional, e além de aumentar a temperatura corporal, também estamos a aquecer esses músculos.
Corrida lateral, também tem a sua importância, pois no karate há de facto determinados movimentos em que esse tipo de movimento está presente. Outro forma de aquecer, e que pode ser feito em qualquer lugar, é saltar à corda. E sim, de vez em quando uma corrida não faz mal nenhum.
Entendendo esta parte, devem estar a perguntar e agora, vamos fazer os alongamentos e/ou flexibilidade para dar os pontapés mais alto, sem risco de lesão?
Pois aí agora é que está a questão, devemos alongar sempre, mas a forma como o vamos fazer tem de ser diferente, e diferente em que aspeto?
Bem o conceito não é novo e já o faziamos: os famosos alongamentos dinâmicos.
Porquê dinâmicos e não estáticos?
Primeira razão, os nossos músculos funcionam em ciclos de alongamento-encurtamento, imaginemos dar um pontapé frontal (maegeri), primeiro elevação da coxa por contração do íliaco e do psoas, perna fletida, por contração dos posteriores da coxa (nesta fase o quadricips estão alongados), contração dos quadricipes e alongamentos dos posteriores para haver extensão da perna, para depois voltar a haver uma flexão da perna através do tal ciclo e a coxa baixa. Parece que não mas há músculos que estão em isometria outros, fazem os ciclos alongamento-encurtamento, e isto em todos os pontapés do karate em geral.
Segunda razão, conhecem algum pontapé estático no karate? Eu não.
Os alongamentos estáticos, reduzem a força, pela diminuição das ponte cruzadas de actina-miosina, portanto como os nossos músculos funcionam no tal ciclo de alongamento-encurtamento, e como os movimentos (pontapés) de karate não são estáticos, torna-se então evidente que os alongamentos dinâmicos contribuem para uma melhor performance dos mesmos, e também porque nos dinâmicos somos nós que controlamos o movimento.
Já o alongamentos estáticos podem ser deixados para o fim do treino, ou para uma altura em que por exemplo estamos a treinar situações que não envolvam movimentos explosivos.
Se fizermos alongamentos estáticos antes de dormir, vamos ativar o sistema nervoso parasimpático, responsável pelo relaxamento do corpo, o que nos vai ajudar a dormir melhor.