Ácido Lático

18-07-2016 15:40

Ora mais um tema controverso. O ácido lático.

O ácido lático, sempre teve má reputação. Aquela sensação de ardor que sentimos, não se deve ao ácido lático, apesar de muitos gente (inclusivé profissionais da área), pensarem que sim. Mas vamos ver o que acontece.

O ácido lático, tem efeitos positivos, sendo um deles o reverter a idade biologica (não recuamos na idade, mas mantemos o aspeto jovem mais tempo). Aliás se não fosse o ácido lático não conseguiamos continuar o exercício.

De onde vêm e o que é o ácido lático?

O ácido lático provém do piruvato, que por sua vez provém da degradação da molécula de glucose, através da glicólise. Degradação esta que decorre em todas as células.

Quando o exercício é intenso, há uma grande degradação da glucose, que por sua vez, produz muito piruvato. Este processo liberta, também iões de hidrogénio, para dentro da célula, fazendo com que o PH do sangue fique mais ácido. Estes iões é que são os verdadeiros responsáveis pela fadiga muscular, e a ação do ácido lático é remove-los, para possamos continuar com exercicio. O ácido lático, pode ainda ser reconvertido em glicose no fígado, através da neoglucogénese.

O ácido lático, liberta ainda componentes que nos tornam, mais fortes, mais magros, mais jovens. Estimula as células musculares a aumentarem o número de mitocondrias, fábricas de produção de energia das células.

Mas para tirar partido destes benefícios o exercício físico tem que ser intenso, e é essa intensidade que determina os resultados. Portanto exercícios de intensidade moderada, como caminhadas, não dão os resultados esperados. O melhor é começar com movimentos compostos utilizando o peso corporal.

 

Mais informações e referências cientifícas:

https://pedrocorreiatraining.wordpress.com/2013/03/26/a-verdade-sobre-o-acido-lactico/